Em um mundo cada vez mais conectado e exigente, alcançar equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um desafio. Em alguns casos, estamos tão viciados na rotina que só percebemos a importância disso quando surgem consequências como queda da produtividade ou insônia.

Hoje, trabalhar sob pressão para produzir mais em menos tempo faz parte da agenda corporativa de muitas empresas. Mas tudo isso, quando somado, gera esgotamento e pode levar à depressão.

Com a pressão por resultados em um mercado de trabalho altamente competitivo e uma rotina onde o tempo é escasso o sonho do equilíbrio entre vida pessoal e profissional fica cada vez mais distante. Mas, por mais difícil que pareça, existem meios para conciliar as duas partes e alcançar melhor performance e qualidade de vida. É sobre eles que trataremos neste artigo.

A importância da flexibilidade de horários

Já pensou em trabalhar em um emprego que ofereça flexibilidade para que possa conciliar sua vida dentro e fora da empresa?

De acordo com uma análise do Hay Group, 25% dos empregados que não se sentiram apoiados pelas empresas em que trabalham para tentar equilibrar trabalho e vida pessoal planejam deixar seus empregos nos próximos dois anos.

Segundo estudos da WorkplaceTrends.com e CareerArc, praticamente metade dos diretores de RH afirmam que oferecer horários de trabalho mais flexíveis ajuda a atrair e recrutar novos talentos. Nos Estados Unidos, os gerentes apontam que a flexibilidade impacta positivamente no engajamento, motivação e satisfação dos colaboradores.

Um levantamento realizado pela Sodexo mostra que passar mais tempo fora do ambiente de trabalho é o desejo de 90% dos trabalhadores. Já outra pesquisa, revela que encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é a segunda maior prioridade dos funcionários de pequenas e médias empresas de cinco países (Brasil, Estados Unidos, França, Índia e Polônia).

O segredo dos líderes extraordinários para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Já parou para pensar sobre o que é possível aprender com líderes que conseguem se desdobrar entre vários desafios no trabalho e ainda ter uma boa vida pessoal fora dele? Então, vamos te explicar como funciona a Teoria do Envolvimento Total: um treinamento criado por Tony Schwartz e James E. Loehr, autores do livro “The Power of Full Engagement”, para tornar profissionais atletas corporativos.

Ela diz que para alcançar alta performance no mercado de trabalho é preciso superar limites com um estresse positivo, sair da zona de conforto e promover a zona de desconforto. Propõe que o que é mais valioso na vida não é tempo ou dinheiro, mas sim a energia envolvida.

Confira os principais paradigmas que você precisa aprender para gerenciar melhor a sua energia, segundo essa teoria:

  • Administrar a energia ao invés de administrar o tempo.
  • Buscar o estresse ao invés de evitá-lo.
  • Entender que a vida é uma série de corridas e não uma maratona.
  • Perceber que tempo ocioso pode ser tempo produtivo e não tempo perdido.
  • Encontrar um propósito ajuda a alimentar o desempenho, além das recompensas.
  • Manter rituais de trabalho é melhor do que a autodisciplina.
  • Engajamento total vai além do pensamento positivo.

Antes de se preocupar com o desempenho profissional, olhe para você

Na teoria tudo parece fazer sentido, mas na prática o desafio é conseguir entender que além da dedicação ao trabalho existem outras medidas fundamentais para alavancar o desempenho profissional. Coisas que estão além das habilidades e competências necessárias para a realização das atividades diárias.

Segundo o Envolvimento Total, o segredo está em fazer um bom gerenciamento de quatro energias fundamentais: física, espiritual, intelectual e emocional. Se estiverem em equilíbrio, sua capacidade pessoal se expandirá.

Como chegar lá? Com a criação de um propósito de vida, a reflexão sobre onde gasta a sua energia e o que pode fazer para mudar para melhor. Praticar atividades físicas e manter uma boa energia espiritual são essenciais nesse processo.

Como buscar equilíbrio entre as energias que você precisa para encontrar equilíbrio?

A resposta é: estabelecendo rituais de energia. Algo que pode começar quando se passa a praticar um método chamado Milagre da Manhã. Criado pelo autor americano Hal Elrod, ele consiste na prática de uma rotina matinal adequada como chave do sucesso.

Também chamado de método SAVERS, foi idealizado após Elrod sofrer um acidente de carro que parou seu coração por 6 minutos. E que deixou ele de coma durante seis dias em um estado tão grave que os médicos pensavam que nunca mais voltaria a andar.

Superando todas as adversidades, o autor decidiu dedicar sua vida a ensinar pessoas sobre o que aprendeu com essa experiência.

O método Milagre da Manhã afirma que as primeiras horas do dia são cruciais para o nosso bem-estar nas próximas 24 horas. Isto é, acredita que o sucesso de nossa jornada diária depende de como passamos essas primeiras horas.

Já parou para pensar em deixar o celular de lado ao acordar e pensar no seu propósito de vida para levantar da cama com mais motivação?

Pratique o sistema SAVERS, um acrônimo que, em tradução livre, significa o seguinte:

  • S de silêncio para meditar, respirar e refletir sobre os seus objetivos;
  • A de afirmação para repetir afirmações que melhorem sua autoestima;
  • V de visualização para imaginar a realização dos objetivos que deseja;
  • E de exercício para praticar atividades físicas;
  • R de leitura (reading, em inglês) para manter o hábito de ler durante pelo menos 20 minutos;
  • S de escrita (scribing, em inglês) para escrever em um diário pessoal ideias e sonhos.

Para colocar em prática, a dica é acordar uma hora mais cedo e reservar esse tempo do dia somente para ajudar o principal agente transformador da sua vida: você.

Tem interesse em saber mais sobre o Milagre da Manhã? Hal Elrod criou um livro para compartilhar com o mundo os seus aprendizados. Na Amazon ele custa apenas R$ 22,90.

Como identificar pontos de melhoria para conseguir mudar para melhor

Tem dificuldade em entender o que precisa mudar em sua rotina para viver melhor? Os coaches são os profissionais mais indicados para ajudar você a identificar os seus pontos de melhoria e a traçar um plano de ação para que realize seus objetivos e sonhos.

Quer começar agora mesmo a jornada para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Na Carreira X, oferecemos opções como coaching individual ou em grupo. E para o seu maior conforto, podem ser realizados tanto online como de modo presencial. Solicite sua sessão experimental gratuitamente!

cta-blog-etapas-carreira
WhatsApp chat