O mercado de trabalho demanda diversas competências do profissional, e seu desenvolvimento acontece ao longo do tempo, com a busca de capacitação e experiências necessárias para o desempenho e o reconhecimento acontecerem.

O sonho do crescimento profissional não é algo distante ou tão complexo quanto parece. O planejamento é essencial para todos que desejam alcançar novas posições e cargos dentro de uma empresa.

Isso pode ser alcançado com atitudes corretas ao longo da carreira e da atuação dentro da organização na qual pretende evoluir como profissional.

Dicas de como ganhar uma promoção

Se deseja saber como ganhar uma promoção no seu emprego, confira as dicas:

1. Demonstrar potencial e desempenho para depois ser reconhecido

É preciso primeiro demonstrar o potencial, ou seja, a capacidade para fazer, e depois transformá-lo em desempenho profissional para ser reconhecido pelas suas ações dentro da empresa.

Quando um profissional é novo em uma empresa ou cargo, há um tempo necessário para que ele se adeque e tenha um desempenho pleno na posição, conhecendo os valores da empresa, processos e procedimentos da área. Assim é importante aguardar o seu amadurecimento para que seja reconhecido e cresça dentro da empresa, conforme o potencial demonstrado e a melhora constante do seu desempenho.

Segundo especialistas, o tempo médio para que isso aconteça é de 2 anos. Então é preciso levar esse tempo de amadurecimento em conta para alcançar objetivos e crescer nos cargos dentro da trilha da empresa.

2. Entender quais metas precisam ser alcançadas e quais competências precisam ser demonstradas

Todo profissional dentro de uma empresa possui metas que devem ser alcançadas, sejam metas diárias, semanais, mensais, semestrais ou anuais.

Algumas empresas têm um processo de gestão de desempenho onde isso fica bastante claro e nas que não têm, é necessário entender com o líder direto essas expectativas.

Assim, para cumprir as metas da forma esperada, é essencial conhecer cada uma delas, além de saber quais são as competências necessárias para o desenvolvimento dessas ações.

Caso não tenha todas as competências requeridas para cumprir as metas definidas, pode ser necessário buscar capacitação técnica e/ou comportamental ou até mesmo solicitar ajuda de outros colegas de trabalho para aprendê-las no dia-a-dia de trabalho com quem já tem mais experiência.

3. Ter um plano de desenvolvimento técnico e comportamental e realizá-lo!

O planejamento é essencial para todas as áreas da vida, e na profissional ele também deve ser realizado. Ter um plano de desenvolvimento individual (PDI) é essencial para o desenvolvimento da carreira, e isso envolve parte técnica e comportamental. E isso pode ser feito juntamente com a empresa.

As partes que envolvem um PDI e os seus objetivos:

Alinhamento

É preciso avaliar o estado atual das competências do profissional com o que é esperado pela empresa para a função que ele exerce. Assim é possível definir as necessidades e ações para direcionar o profissional e a organização para resultados mais satisfatórios para ambas as partes.

Mapeamento

Mapear as qualidades técnicas e comportamentais do profissional, pontos de destaque e outros que precisam ser melhorados. Esses pontos podem envolver:

  • Comportamentos
  • Conhecimentos
  • Experiências
  • Formações
  • Resultados
  • Entre outros pontos que podem ser considerados e que sejam específicos para a empresa, setor ou mercado de atuação, como por exemplo certificações.

Definição de estratégias

Com o planejamento realizado, é preciso colocar em prática estratégias para a evolução profissional. E isso pode ser feito por meio de ações que devem ser desenvolvidas ao longo da sua rotina dentro da empresa.

Podem ser treinamentos formais, projetos e aprendizados em conjunto com profissionais mais experientes

Acompanhamento

O acompanhamento é válido durante o processo, e isso pode ser feito por alguém da empresa, líder ou RH, ou até mesmo com um trabalho de coaching para desenvolvimento profissional.

Esse tipo de acompanhamento ajuda no direcionamento correto das suas ações para atingir seus objetivos na carreira e acelera todo o processo!

4. Fazer atividades extras às suas responsabilidades

Uma pessoa proativa é sempre bem vista, e isso também acontece na área profissional. Por isso, uma forma de conseguir mais destaque e até ser promovido dentro da empresa é ser mais participativo e ajudar em atividades extras, inclusive aquelas que não estão diretamente ligadas a sua área de atuação.

Colaborar com projetos de outro setor ou equipe, cobrir férias do líder, participar ou propor projetos de melhoria, entre outras ações que demonstrem seu interesse na empresa e também no seu próprio desenvolvimento profissional, são ações que podem ajudá-lo a conseguir uma promoção.

Participar de atividades extras ainda colabora na interação e maior reconhecimento com os membros da equipe e também de outros setores.

Desenvolver diversas competência dentro da empresa pode aumentar chances de acesso a oportunidades futuras na organização. É assim que o potencial vai se transformando em desempenho ao longo do tempo.

5. Conhecer as regras do processo de avaliação de competências, desempenho, vagas e promoções da empresa

Conhecer as regras dos processos de avaliação de desempenho, competências, vagas e promoções dentro da empresa é essencial para o planejamento e preparo para concorrer a novas posições dentro da empresa.

Por isso, é necessário buscar informações de como esse processo é realizado, já que algumas organizações possuem regras bem específicas quanto ao tempo de empresa, cursos e capacitações necessárias, experiências, idiomas, entre outros fatores.

6. Conversar com o líder e saber o que é esperado no próximo passo

Um profissional deve sempre estar aberto ao diálogo.  É por meio da conversa que o colaborador pode saber quais são as ações que seu líder espera que sejam realizadas ao longo do seu trabalho dentro da organização. Dessa forma, é possível organizar suas ações para alcançar o que foi proposto pelo líder durante as conversas.

Por exemplo uma passagem bastante importante na carreira é deixar de ser um profissional apenas de contribuição individual e passar a liderar pessoas e equipes.

É importante a conversa com o seu gestor para saber como é a forma e o modelo de liderança da empresa, o que será necessário você demonstrar em comportamentos e atitudes para ser um bom líder em uma futura posição.

7. Pedir feedback para líder, pares e até equipe

Antes de mais nada, é preciso estabelecer uma relação próxima e saudável com todos dentro da empresa, seja com seu líder, colegas de equipe e de outras áreas.

Ao ser próximo dessas pessoas, fica muito mais simples ter conversas amigáveis e que ajudem na sua maior percepção de outras pessoas quanto a empresa, líderes e até mesmo quanto ao seu trabalho.

Pedir um feedback é algo normal, mas alguns profissionais evitam isso por diversas razões, como insegurança, constrangimento e medo. É importante saber que, ao solicitar e estar aberto às opiniões dos outros quanto ao seu trabalho, pode ser de grande ajuda na percepção mais ampla de como suas ações estão afetando positivamente ou negativamente a equipe.

Lembre-se: o feedback é uma forma de reflexão sobre seu trabalho. Por isso, é preciso estar aberto a críticas e oportunidades de melhorias e, com isso, estabelecer ações estratégicas para mudar os pontos negativos e valorizar os pontos positivos citados pelos colegas ou líder.

8. Manter uma postura de aprendizado e não simplesmente de negociação

Quem quer ser promovido pode assumir uma posição de tentar negociar um novo cargo, porém é preciso muito mais do que uma postura de “convencer o seu chefe”, e sim de demonstrar que está pronto para assumir novos desafios.

O mais adequado é sempre manter uma postura de aprendizado, ou seja, aperfeiçoamento dentro da sua área e das posições que pretende alcançar.

A tendência é que a promoção aconteça não somente pelo seu tempo na empresa ou pelo seu bom relacionamento com a equipe e liderança, mas também pelo seu interesse constante de aprendizado, tanto na área ou cargo que já atua, assim como parte do que é necessário para o cargo em que pretende atuar.  

9. Não ter medo de fazer coisas novas

O crescimento na carreira está diretamente ligado a vontade de aprender coisas novas. Ou seja capacidade de inovação e agilidade de aprendizado são alguns dos pontos mais buscados pelos empregadores atualmente.

Então aquele tempo de ter uma única formação e trabalhar com isso pelo resto da sua vida profissional, já não é mais válido.

Com a tecnologia e novas formas de trabalho, o profissional precisa  buscar formas de melhorar seu desempenho profissional, ter diferenciais e obter maior flexibilidade nas suas atividades dentro da empresa.

10. Usar a paixão a seu favor

Quando a dedicação está voltada para atividades em uma área ou trabalho que gostamos, o nosso envolvimento e realização são bem maiores. Assim, você pode colocar essa “paixão” ao seu favor, permitindo uma dedicação maior, incentivando os colegas a colaborar para um melhor desempenho da equipe, sendo um profissional que incentiva o engajamento e implementa mudanças favoráveis dentro da empresa.

11. Ter paciência

Como pode verificar, o profissional deve demonstrar desenvolvimento ao longo de sua carreira profissional e dentro da empresa. Assim, como o processo leva tempo e pode até demorar um pouco mais do que gostaria, devido a questões de vagas e orçamento corporativos, é essencial trabalhar a paciência e a resiliência durante o desenvolvimento até ser promovido.  

12. Ter bom senso

Às vezes, o profissional pode até ter uma atitude mais audaciosa e solicitar a promoção ao seu chefe, porém é sempre necessário utilizar o bom senso nesse tipo de situação para evitar constrangimentos, pressões e riscos dessa atitude.

Se acredita ter mostrado seu desempenho e desenvolvido o potencial necessário para a promoção desejada, pode ser uma opção conversar com seu “chefe” sobre isso, mas sempre levando em questão o momento da empresa e do mercado e estar aberto para a visão dele do seu desenvolvimento profissional.

Ao seguir essas dicas, as chances de conseguir uma promoção aumentam, porém é sempre bom lembrar que o sucesso da carreira profissional envolve diversos fatores e as vezes é preciso contar com uma ajuda nessa hora, para ajudar no melhor direcionamento e aproveitar melhor as oportunidades que surgirem ao longo da sua evolução profissional!

cta-radar-de-carreira
WhatsApp chat