Você já parou para pensar que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, diversificado e que novas ocupações têm surgido, enquanto outras tem acabado? E já imaginou como será seu trabalho daqui a alguns anos?

Nem sempre as coisas saem como planejado, mas você pode se preparar para alcançar uma carreira exponencial. Com comprometimento e principalmente clareza, é possível traçar objetivos e executar seu planejamento de forma estratégica.

Com este post você irá entender o que é um coaching de carreira, quais as vantagens de se contratar um coach e qual o momento ideal para começar esse processo de autoconhecimento, planejamento e desenvolvimento.

O que é o coaching de carreira?

Em poucas palavras, o coaching nada mais é  do que um processo de desenvolvimento para chegar à máxima realização profissional. Ele é o responsável por grande parte do desempenho positivo, desenvolvimento de competências e por motivar o coachee (o cliente) a alcançar seus objetivos.

Cada processo é único e possui suas particularidades, uma vez que os objetivos variam de pessoa para pessoa. Não existe uma “receita pronta” e nem é um processo milagroso que acontece com apenas um encontro ou uma conversa. A seguir nós iremos esclarecer como o coaching de carreira funciona em detalhes e quais são os tópicos que devem ser trabalhados ao longo do processo.

Como funciona o coaching de carreira?

Imagine que você está no ponto A e deseja chegar no ponto B. Assim como em uma longa viagem, o profissional precisa tomar algumas decisões e avaliar as oportunidades que o farão chegar ao ponto B com a máxima velocidade, eficiência ou passando pelas melhores “paisagens”.

Ao planejar “sua viagem”, você decide quais bagagens levar, em quanto tempo irá fazer o trajeto e o quanto de combustível será necessário para chegar ao seu destino. Todo esse processo requer planejamento, certo?

Assim também acontece com o coaching de carreira, que é feito em várias etapas e requer muita disciplina. Durante os encontros (que podem ser semanais, quinzenais ou mensais) o coach levanta algumas questões importantes para que o coachee possa pensar sobre sua própria vida, seus reais anseios e prioridades.

Inicia-se, assim, um processo de autoconhecimento que irá permear todas as fases do coaching e tomadas de decisões do coachee.

O principal objetivo é fazer perguntas poderosas, dar desafios e construir os planos de ação que devem ser realizados entre os encontros.

Na prática, quais são os principais pontos abordados pelo coach?

Aqui na Carreira X, nós gostamos de trabalhar 4 níveis que consideramos essenciais para se alcançar uma visão mais holística da carreira.

São eles: os pontos pessoais, os aspectos profissionais, a análise do mercado em questão e, por fim, o motivo para se buscar alcançar os objetivos e resultados.

Pessoal: nesta fase, o coachee precisa responder algumas questões mais profundas acerca da sua personalidade, listar seus pontos fortes e fracos, identificar quais são suas competências e motivações.

Profissional: neste segundo momento o coach levanta questões relacionadas com os últimos empregos, formação profissional, os sucessos e fracassos da carreira e quais pontos mudaria.

Mercado: para planejar qualquer mudança é necessário conhecer bem o mercado, entender como a área funciona, reconhecer quais são as possibilidades reais de crescimento e qual a remuneração que você poderá atingir no setor. Será que estou dando “murro em ponto de faca”?

Significado: Quais contribuições você quer dar para a empresa, clientes, sociedade? O que o trabalho significa para você? Qual o seu propósito e o que tem a dizer para o mundo? É após a reflexão desta fase, que o plano de como “chegar lá” será traçado.

Por que devo contratar um coach?

Existem várias razões pelas quais você deve contratar um coach, uma vez que a lista de benefícios pode ser bem ampla:

  • O autoconhecimento que se adquire neste tipo de processo possui um valor imensurável.
  • Tenha um bom ouvinte que te fará refletir sobre algumas questões mais profundas.
  • Receba ajuda para se preparar para os processos seletivos, saiba como se comportar em entrevistas e como criar o currículo e o perfil do Linkedin ideais.
  • Tenha o planejamento como um aliado para ascender profissionalmente.
  • Melhore sua relação com o trabalho e com seu networking e tenha os melhores resultados visíveis.
  • Tenha apoio e embasamento para tomar as principais decisões da sua carreira.
  • Descubra formas de conciliar a vida profissional e pessoal.
  • Seja valorizado pelas empresas e pelas pessoas ao seu redor.

“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.”

George Bernard Shaw

Quando contratar um coach de carreira?

Muitas pessoas recorrem ao coaching quando desejam fazer uma transição de carreira, quando passam por um processo difícil de demissão ou mesmo para entrar no mercado de trabalho ou se preparar para uma promoção.

Através do coaching é possível fazer um plano de carreira com objetivos bem claros e alcançar o sucesso profissional que tantos almejam.

Mas como saber se o momento é agora? Se você tem percebido qualquer necessidade de mudanças na sua carreira, chegou a hora de sair da zona de conforto e contratar um coach de carreira.

Conclusão

Após ler todas as dicas e entender um pouco mais sobre o coaching de carreira, faça uma reflexão sobre a sua vida profissional atual. Você é feliz no que faz? O que poderia melhorar ou mudar?

Não caia na armadilha de culpar terceiros pela sua insatisfação, pois não adianta criticar seu chefe, a empresa onde trabalha ou seus colegas, sem tomar uma decisão para mudar a situação.

Para encarar o coaching de carreira é necessário disciplina para buscar resultados, ter honestidade consigo mesmo e ter clareza para traçar planos a curto, médio e longo prazo. Tome coragem para direcionar a sua vida profissional hoje mesmo e comece buscando ajuda de um coach.

“Controle o seu destino ou alguém controlará.”

Jack Welch
cta-post-blog-coaching-de-carreira


WhatsApp chat